• E-mail
  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
Conteúdo

#paratodomundover Card laranja com estampas abstratas de arte africana nas laterais. No canto inferior direito consta a figura de 3 mulheres negras sorrindo, com retângulos verde, vermelho e amarelo ao fundo. A partir do topo, o letreiro: “Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha”. Abaixo retângulo bege com letreiro: “Palestra Escrevivências e lutas: o racismo estrutural na trajetória de vida das mulheres negras”, Palestrante: Dayse Moura , professora Doutora em Educação pela UFPE. Data 25/07, 14h, sala do pleno do TRT-6. No Rodapé, logomarcas do Comitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade e da Ejud-6. Na lateral esquerda logomarca das ODS5, ODS10 e de “Acessível em LIBRAS”. 

rd laranja com estampas abstratas de arte africana nas laterais. No canto inferior direito consta a figura de 3 mulheres negras sorrindo, com retângulos verde, vermelho e amarelo ao fundo. A partir do topo, o letreiro: “Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha”.


O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, por meio do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, e a Escola Judicial promovem, no próximo dia 25, na sala de sessões do Pleno, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, com palestra intitulada “Escrevivências e lutas: o racismo estrutural na trajetória de vida das mulheres negras”, proferida por Dayse Moura, professora e Doutora em Educação pela UFPE.

O objetivo do  evento é aprofundar os conceitos de racismo estrutural, institucional e estético, assim como o pacto narcísico da branquitude, explorando suas profundas implicações na vida da população negra, especialmente das mulheres. Serão discutidas as desigualdades socioeconômicas enfrentadas por elas no mercado de trabalho e na educação, destacando como tais disparidades são perpetuadas por estruturas racistas. A palestra não apenas busca conscientizar, mas também inspirar ações concretas para promover uma sociedade mais justa e igualitária, onde as vivências e lutas das mulheres negras sejam plenamente reconhecidas e valorizadas.  O evento contará com interpretação para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Dayse Moura, é professora da UFPE, possui Doutorado e Pós- Doutorado em Educação. Atua nas áreas de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos, Literatura Negra e Educação das relações etnico-raciais e de gênero, participa da gestão colegiada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPE-NEAB e da Associação de pesquisadores Negros/ ABPN. Possui livros publicados pela Editora Universitária da UFPE e pela Editora Mazza- Belo Horizonte, MG.


ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.


Serviço:
Homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - Palestra “Escrevivências e lutas: o racismo estrutural na trajetória de vida das mulheres negras”, com Dayse Moura, professora e  Doutora em Educação pela UFPE

Local: Sala de sessões do Tribunal Pleno (Cais do Apolo, 739, 5º andar)
Data: 25/7/2024
Horário:  Das 14h às 16h 
Carga horária: 2h
Público-alvo: Servidoras, servidores, magistrada, magistrados, estagiárias, estagiários e aprendizes do TRT-6, pessoal terceirizado, público externo

Inscriçõeshttps://ejud.trt6.jus.br/ejud/pages/private/inscricao/ficha-inscricao-treinando.xhtml?modulo_id=507

 

As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.