
#paratodomundoler Card de fundo branco, onde se vê a arte do Programa JusDiva e o letreiro Cine JusDiva, com figuras representando pessoas de diversas comunidades, gêneros e raças. A figura de uma mulher negra segura uma balança (símbolo da Justiça). Letreiro: CineJusdiva em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Exibição dos Curtas Tereza de Benguela", de Salles Fernandes; "Cores e Botas", de Juliana Vicente. debate com a juíza Maria Angélica Alves Matos, TJ-BA. Dia: 23/7; Hora: 14h; Local: Sala do Pleno do TRT-6, Cais do Apolo, 739. Marcas dos ODSs 5 e 10 no rodapé. Marcas do TRT-6 e da Ejud-6 assinam.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, o TRT-6 realiza, por meio do Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, e com o apoio da Ejud-6, o Cine JusDiva, com a exibição de dois curtas-metragens aclamados. Os filmes "Tereza de Benguela", do diretor Salles Fernandes, e "Cores e Botas", da diretora Juliana Vicente, serão seguidos de um debate com a juíza Maria Angélica Alves Matos, do TJ-BA. A iniciativa busca dar visibilidade à luta e à resistência da mulher negra, para promover uma reflexão sobre questões de gênero, raça e justiça social. O evento acontecerá na Sala de Sessões do Pleno do TRT-6 (Cais do Apolo, 739), na quarta-feira (23), a partir das 14h, com transmissão simultânea pela Ejud-6 (Link de inscrições no serviço).
Traga seu copo - A Escola Judicial está em campanha permanente para reduzir o uso de descartáveis e estreitar o compromisso com a sustentabilidade. Adote o hábito de sempre levar um copo, garrafa ou caneca reutilizáveis, não só para os nossos cursos e eventos, mas também na sua rotina.
Narrativas de resistência e identidade - O curta "Tereza de Benguela" narra os momentos finais da líder do Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, destacando seus feitos na luta pela liberdade de seu povo. O filme retrata a força e a liderança de uma mulher que, no século XVIII, comandou uma comunidade de negros e indígenas, resistindo à escravidão por duas décadas. A produção foi premiada no festival internacional de cinema Alternative Film Festival, no Canadá. Já "Cores e Botas" aborda a questão do preconceito racial e a influência da mídia na formação de padrões estéticos a partir do sonho de Joana, uma menina negra que nos anos 80 almejava ser Paquita. O filme discute, de forma sensível, a construção da identidade e a busca por representatividade, temas ainda urgentes na sociedade contemporânea.
Juíza Maria Angélica Alves Matos - A magistrada é uma voz ativa na promoção da igualdade e de políticas afirmativas, atuando como presidente em exercício da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN) do TJBA. Sua participação no evento proporcionará uma análise aprofundada das temáticas abordadas nos filmes, conectando as narrativas cinematográficas com o cenário atual da luta por direitos e justiça.
JusDiva - O programa Justiça Diversa e Inclusiva promove ações voltadas à sensibilização para as múltiplas expressões do racismo estrutural, da LGBTfobia, do capacitismo e da desigualdade de gênero. O objetivo é fomentar práticas institucionais mais inclusivas, equitativas e alinhadas aos princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, e do respeito à diversidade.
ODS - A Agenda 2030 da ONU é um plano global para que seja alcançado, em 2030, um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em 2015, da qual participaram 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), compromissos que envolvem a adoção de medidas ousadas e essenciais para a promoção do Estado de Direito, dos direitos humanos e da responsividade das instituições políticas e sociais.
Serviço:
Cine JusDiva - em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha
Exibição dos curtas-metragens "Tereza de Benguela" (de Salles Fernandes), e "Cores e Botas" (de Juliana Vicente) e debate com a juíza Maria Angélica Alves Matos (TJ-BA)
Data: 23/7/2025
Horário: 14h
Local: Sala de Sessões do Pleno do TRT-6 (Cais do Apolo, 739, 5º andar)
Público-alvo: Público interno do TRT-6
Inscrições:
https://sigep.trt6.jus.br/ejud/ (opção: “Portal do Aluno / Inscrições Abertas”)
https://sigep.trt6.jus.br/ejud/ejud/pages/private/inscricao/ficha-inscricao-treinando.xhtml?modulo_id=1636
As opiniões a serem emitidas no evento anunciado nesta publicação são de exclusiva e inteira responsabilidade do/a/os/as autor/a/es/as, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.